Joe Biden, novo presidente dos EUA, assinou hoje decretos de combate à covid-19 e anunciou importantes medidas para os viajantes.
Quarentena + Teste - Joe Biden anunciou quarentena obrigatória para todos os que chegam de avião aos EUA e impõe que os viajantes devem estar em condições de apresentar um teste negativo ao vírus.
A exigência de um exame já tinha sido ordenada pelo governo anterior, a partir do dia 26 de janeiro, mas o isolamento era apenas uma recomendação.
Máscaras — obrigatória em locais públicos federais e em meios de transportes: aviões, ônibus que fazem viagens entre cidades, navios, trens e transportes públicos. A medida vale também para aeroporto.
Embora as companhias aéreas, a Amtrak e outros fornecedores de transporte agora exijam máscaras, a ordem de Biden o torna um mandato federal, deixando pouco espaço de manobra para os passageiros tentados a discutir sobre seus direitos. Isso marca uma ruptura brusca com a cultura da administração do presidente Donald Trump, sob a qual as máscaras eram opcionais.
Importante saber que durante o pronunciamento no qual apresentou as novas regras, Biden não deixou claro de quanto tempo será a quarentena e com quantos dias de antecedência o teste precisa ser feito.
Ele também não esclareceu qual será a punição para quem não cumprir a regra.
Estas medidas fazem parte de uma estratégia nacional, divulgada em um documento de 200 páginas, que incluem um plano para acelerar a vacinação, trabalhar para que os estudantes voltem às escolas e recuperar a confiança da opinião pública, entre outros objetivos.
A Casa Branca ja publicou e você pode conferir AQUI!